terça-feira, 6 de abril de 2010

Mais um pré candidato em Ituiutaba

E vamos somando a lista enorme de pré candidatos em Ituiutaba. A mais nova veio da Fundação Cultural de Ituiutaba, cujos comentários foram intensos no final de semana nos corredores dos supermercados e que meio confirmado nessa segunda-feira com o desligamento do Professor Teco (PSB) da Fundação Cultural e da Liga Ituiutabana.

E não é a primeira vez, pois em 2006 Teco foi candidato a Deputado Federal e obteve 4.327 votos, numa eleição onde seu partido elegeu apenas um deputado que obteve 75.504 votos.

Em Ituiutaba o PDT é outro partido que quer lançar um candidato e é bom buscar votos, pois na eleição passada quem teve menos que 68 mil votos ficou de fora no partido.

Na briga pela cadeira da Assembleia Legislativa fiz um estudo que pode ajudar aos apaixonados políticos da região.

Os menos votados em cada partido que já apresentou um pré candidato em Ituiutaba tiveram entre 24 mil e 81 mil votos na última eleição.

Como o caso do PR de Fued Dib que teve o último eleito com 24.400 votos; o PT de Ricardo Duarte precisou de 36.659 para ocupar a última cadeira; o PMDB de André Vilela precisou de 36.942 votos; enquanto o PP de Romel Anísio teve que ter 81.326 para eleger sua última cadeira.

Contra números e fatos não há argumento. O colégio eleitoral de Ituiutaba tem mais de 70 mil votos, contudo se analisarmos as últimas eleições, a abstenção, votos branco e nulos somam aproximadamente 20%, o que derruba para uma média de 55 mil votos válidos a serem disputados entre os candidatos natos de nossa cidade.

Sai na frente que tem base regional, que buscou em outros rincões o apoio político e quem vem trabalhando uma base fortalecida ao longo dos últimos anos, e não de última hora.

O eleitor Tijucano deve ficar atento, pois a vaidade de muitas pessoas acabam atrapalhando o processo político de Ituiutaba e Região, e aí é que temos que dar razão a tantos prefeitos, vereadores e lideranças dos diversos Municípios do Pontal, que acusam Ituiutaba de apesar de ser uma cidade pólo, não tido a responsabilidade de agir assim politicamente, pois a briga interna entre seus grupos partidários mostra que tratam uma eleição estadual e federal como se fosse uma eleição Municipal.

Falta muito para Ituiutaba de fato adquirir essa maturidade política. E outro ponto importante que gostaria de abordar. Maturidade é igual a idade, ou maturidade é igual a conhecimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário