segunda-feira, 5 de abril de 2010

Em dia de guerra mundial de travesseiros, jovens travam 'batalhas' por todo o Mundo





Jovens participam de uma guerra organizada de travesseiros em Lausanne, na Suíça, neste sábado(3).




Penas voam em guerra de travesseiros organizada em Paris neste sábado (3).





Guerra de travesseiros realizada em 2009 no Parque Ibirapuera


Está marcada para as 17h deste sábado (3), no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, a versão paulistana da guerra mundial de travesseiros, evento que ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo. No ano passado, a 'guerra' foi realizada no Ibirapuera e reuniu cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

No World Pillow Fight Day, o principal objetivo é brincar, assim como crianças fazem com travesseiros antes de dormir. Os participantes combinam a brincadeira em comunidades pela internet. Em média, têm entre 15 e 25 anos, mas há pais que levam os filhos.

Bruno Prieto, de 20 anos, e Caio Komatsu, de 19 anos, organizador do evento,
ensaiam a batalha em frente ao Obelisco.
Os organizadores da guerra de travesseiros que será realizada às 17h deste sábado (4) no Obelisco do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, esperam atrair pelo menos 1,5 mil participantes.

"O site [da organização] tem 15 mil visitas diárias e, por isso, estimamos que pelo menos 1,5 mil pessoas devam comparecer", disse o estudante Caio Komatsu.

Criado e divulgado quase exclusivamente no meio virtual, o Pillow Fight atraiu atenção de anunciantes reais. Uma fábrica de travesseiros se dispôs a doar algumas peças, que servirão de munição para os participantes do evento. Uma estação de rádio faz chamadas para o evento e um provedor topou hospedar a página dos organizadores de graça.

Segundo Komatsu, o mundo todo comemora neste sábado o International Pillow Fight Day - o Dia Mundial da Guerra de Travesseiros -, evento divulgado pela internet e realizado, segundo os organizadores, em pelo menos 20 cidades do mundo - de Washington a Caracas, incluindo Londres, Nova York, Paris, Estocolmo, Sydney, Vancouver e Viena. É a primeira vez que São Paulo participa.

A idéia é simples e desprovida de conteúdo ideológico ou prático, explica Komatsu. Os manifestantes, quase todos adultos, se encontram em um local público previamente combinado e subitamente iniciam uma batalha de travesseiros, assim como crianças fazem antes de dormir. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Neste ano, há convocação para a festa em outras cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Em vez de meios tradicionais de divulgação, os organizadores do Pillow Fight utilizam "flashmob" (mobilização relâmpago) por mensagens eletrônicas para agregar manifestantes e mantêm comunidades virtuais e sites específicos sobre o evento.
Mas quem toparia participar de uma guerra de travesseiros em praça pública? "São pessoas extrovertidas que se dispõem a dar travesseiradas em desconhecidos", afirma Komatsu
Regras
Segundo Komatsu, há uma série de orientações que os participantes devem seguir no dia do evento. Ele, que já organizou outros flashmobs em 2008, afirma que adaptou para São Paulo às regras da 'Batalha de Almofadas", realizado em Portugal. Uma recomendação diz que a batalha não pode começar nem um minuto antes da hora marcada. Outra orienta os participantes a serem discretos e carregar os travesseiros em sacos plásticos antes de a guerra começar.

Evitar violência é uma preocupação. Não vale 'bater' em alguém que proteste contra a brincadeira ou que não tenha um travesseiro nas mãos. Nenhum outro objeto além do travesseiro é permitido na guerra.
Outro conselho é sempre apresentar o evento como algo casual. Os participantes são aconselhados a dizer por exemplo que foram uma rua comercial comprar travesseiros e passavam pelo local para voltar para casa quando foram surpreeendidos e desafiados.
Os organizadores pedem também que os participantes usem travesseiros de pena, que demoram mais a cair e produzem efeito visual mais bonito.
(Fonte: Site http://g1.globo.com

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